4 de fevereiro de 2012

Preste atenção na hora da lavagem dos cabelos.

Por:Josiane em  ,  Sem Comentarios


Oi meninas,
Hoje cosinhas cor de rosa preparou para vocês esse post, que vai falar sobre o Ph dos shampoos.


PH- potencial hidrogênio - é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.

Com esse vicio de escova progressiva e tals, resolvi pesquisar sobre o assunto e conversar com algumas cabeleireiras, assim cheguei à conclusão que devemos sim nos preocupar com o Ph do shampoos.

Essa onda de Ph garante a beleza e proteção às madeixas, além de conservar melhor os modernos tratamentos, tudo porque esses shampoos possuem a propriedade de não agredir os cabelos, será verdade? 

Existe uma explicação científica para esse fato?

Vamos às definições do Ph: 

Ele vai do 0 ao 14
Acima de 7 é considerado alcalino.
Abaixo de 7 é considerado ácido.
E 7 é considerado neutro.

Antes de explicar como o Ph auxilia nos tratamentos capilares, vejamos em que consiste a estrutura dos cabelos. Um fio de cabelo contém moléculas que se ligam de maneiras diferentes, a estrutura do cabelo muda conforme a ligação.

São basicamente três formas de ligações moleculares presentes nos cabelos: pontes salinas, ligações de hidrogênio e pontes de dissulfeto. O segredo do Ph  está justamente aqui: mudar as interações que formam o fio de cabelo.

Para exemplificar, vejamos como mudar o visual apenas molhando o cabelo. Você já observou que os cabelos molhados tendem a permanecer sem volume? As pessoas com cabelos rebeldes usam dessa propriedade para compor um visual mais agradável, mas o problema é que quando secos, os cabelos voltam à posição inicial.
Basicamente o Ph ácido fecha as cutículas do cabelo, deixando selados e sem os famosos frizz.
O Ph alcalino abre, deixando o cabelo cheio de frizz (queremos morrer não é), ressecado sem brilho.
Mas com essas nossas vontades de pintar, fazer progressiva, luzes enfim químicas no cabelo, o Ph do cabelo é alterado porque precisa abrir a cutícula para o produto penetrar. E ai que nasce o estrago porque esse Ph que passa nos cabelos para as cutículas abrir,  varia em torno de 12 a 13 e assim vem a necessidade de usarmos um produto com Ph mais ácido para equilibrar o Ph dos fios, mas mesmo quem não tem química, não deve optar por produtos com Ph acima de 7.
O recomendável é usar Shampoos com pH entre 4,0 e 5,0 (pH moderado).


Dica:
Se o seu cabelo é ressecado use Ph 5,5 e condicionador 4,5, para terminar de selar as cutículas do cabelo.
O difícil e saber o Ph dos shampoos, já que não são todos que colocam essa informação, geralmente  os shampoos que são destinados aos salões de beleza  tem essa informação.


Pesquisando sobre assunto encontrei umas fitinhas que medem o Ph dos danadinhos confira aqui, é legal porque assim você fica sabendo qual  o Ph das marcas e tem um vídeo ensinando você a testar e o teste e  você mesma quem faz. 





Obs:  O sal não difere muito no resultado do cabelo, parece mais com jogada de marketing. Confira nessa matéria shampoo sem sal ou com sal? Verdade ou Mito? .

Nenhum comentário:

© COPYRIGHT 2011-2015 LOLITAS COR-DE-ROSA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. | DESIGN E PROGRAMAÇÃO DESENVOLVIDO POR: JOSIANE ALVES