6 de fevereiro de 2012

Shampoo com ou sem sal ? Verdade ou Mito?

Por:Josiane em  ,  Sem Comentarios

Oi meninas!!!

Hoje cosinhas cor de rosa preparou para vocês esse post, que vai falar sobre o sal dos shampoos.

Conforme prometido nessa matéria aqui.

Você já deve ter ouvido por ai, ou do seu próprio cabeleireiro que os shampoos sem sal são menos agressivos, e que ajuda seu cabelo a não ficar com os fios danificados por processos químicos ou colorações.
É natural que encontremos shampoos sem sal nas prateleiras das lojas de cosméticos e até dos supermercados, coisa que antes era muito difícil de achar, porque era destinado somente a salões de beleza.

Mas será que realmente isso faz sentido?



Bom em primeiro lugar venho anunciar que essa idéia de shampoos sem sal foi uma idéia brilhante de alguma pessoa, ou seja, um “raciocínio de marketing”.
E vem cá entre nós, para eles foi ótima a idéia, porque assim o lucro foi maior bastava anunciar nas embalagens dos shampoos sem sal e os nossos olhos cresciam achando que esse sim era o melhor.
Mas você ficaria chocada se eu disser que isso é pura mentira.
Depois de pesquisar sobre o assunto, e como é o processo químico para fazer um shampoo, cheguei a essa conclusão.
O sal tem o nome químico de cloreto de sódio, e que é utilizado para dar consistência aos shampoos. O principal ingrediente destes produtos é o tensoativo - o lauril sulfato de sódio ou o lauril éter sulfato de sódio.
Quando se produz um shampoo, acontece uma reação química, cujo produto secundário é o cloreto de sódio, ou seja, o suposto vilão do sal. Eles são feitos com o tensoativo, cujo nome termina em sódio. Ou seja, eles têm sal em seus produtos.
A função do sal (cloreto de sódio) é fazer espuma e encorpar o produto. Também é usado para tirar os resíduos que os outros componentes não conseguem. O motivo que estes shampoos afirmam nas embalagens não possuir sal, são porque o cloreto de sódio vem sendo substituído por esses espessantes que agregam outros benefícios, os "sem sal" que encontramos nas embalagens refere-se apenas ao cloreto de sódio, o sal de cozinha que todos conhecemos.
Tudo bem, não se espante porque as concentrações são muito baixas e não causam nenhum dano aos cabelos. Mas falar que eles tem zero de sal não existe isso quem afirma é a farmacêutica responsável pela Biotropic Cosmética, Liliany Jann Zampiroli em uma matéria no site bolsademulher.
Então o que eu realmente compreendi, é que acontece que uma marca tem mais sal e outra tem menos sal. 
E o excesso de sal pode sim causar ressecamento do couro cabeludo. Agora quem tem os cabelos oleosos não corre muito esse risco.  
Mais importante do que reparar se o produto tem ou não sal, é ficar de olho bem aberto com seu pH.
Há um paradigma entre cabeleireiros e farmacêuticos, o amado cabeleireiro acreditam que sim, os shampoos sem sal ajudam a manter a saúde dos fios.  
E os  farmacêuticos afirmam que o que importa mesmo é a acidez (pH) e não a salinidade.  




Eu Confesso a vocês que eu ainda tenho lá minhas duvidas, então procuro conciliar as duas coisas, olho o (pH) e também reparo nos sem sal, por mais que os sem sal existe uma concentração de sal, e melhor usarmos o que contem menor concentração de sal do que os que não se preocupou com isso e nem descreveu em seu rotulo shampoo sem sal.
Vocês decidem, qual lado deve confiar e eu fico em cima do muro mesmo.




Nenhum comentário:

© COPYRIGHT 2011-2015 LOLITAS COR-DE-ROSA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. | DESIGN E PROGRAMAÇÃO DESENVOLVIDO POR: JOSIANE ALVES