2 de março de 2013

Será que eu preciso de um psicólogo mesmo?

Por:Josiane em  ,  Sem Comentarios

Sabe aquela conversa que quem vai ao psicólogo e louco, não é verdade é um mentiroso quem inventou esse absurdo.
Na verdade, este tipo de fala esconde o desconhecimento e o medo que as pessoas têm de enfrentar uma situação que é totalmente nova e desconhecida, por isso hoje Coisinha cor-de-rosa  resolveu postar esse post para falar sobre esse assunto, cada vez que eu ouço esses absurdos eu fico mordida por dentro pois como vocês sabem eu sou estudante de psicologia, e como futura psicóloga não quero as pessoas pensando dessa forma equivoca. 
Em primeiro lugar o psicólogo é o profissional da psicologia. A psicologia é uma ciência que se propõe ao estudo do comportamento humano e dos processos psíquicos. Para isso, ela estuda as vias de sua evolução, os mecanismos que lhe servem de base e descreve as mudanças que ocorrem nessa atividade nos estados patológicos.
Ou seja, o psicólogo é o profissional de saúde submetido a um rigoroso programa de graduação e pós-graduação e estágio supervisionado para atuar com os processos psicológicos e emocionais da pessoa humana.
desconhecimento oculta que o psicólogo pode, sim, ajudar a todos aqueles que sofrem as dores da alma.
Eles aprendem sobre diagnóstico, avaliação e testes e planejamento do tratamento e conduta e aplicar a pesquisa para reduzir o sofrimento e os problemas comportamentais e psicológicos, e promover a boa saúde mental e do comportamento racional do indivíduo e grupos.
 Eles podem ter tido uma formação especializada adicional em áreas específicas, incluindo as relações familiares e terapia de depressão e tristeza, a terapia sexual, psicologia infantil e educação, e técnicas como a Terapia Cognitivo-comportamental (TCC).
A maioria dos psicólogos trabalha com as pessoas mentalmente saudáveis, ajudando-os a lidar mais eficazmente com os problemas e superar problemas emocionais que antes do tratamento elas sentem  medo porque certamente está é uma situação nova e desconhecida que gera ansiedade naqueles que a vivenciam.
Um psicólogo pode ajudar as pessoas a desenvolver técnicas úteis e funcionar melhor nos relacionamentos e no trabalho.
 Os psicólogos clínicos têm formação especializada que lhes qualifica para lidar com clientes que sofrem de graves doenças mentais e problemas psicológicos, lesões cerebrais e outros distúrbios.
Todos os psicólogos praticando são legalmente obrigados a ser registrados com a Comissão de Registro dos Psicólogos no Estado ou território.
Quem vai ao psicólogo e louco? Você ainda acredita nisso?
Certamente após ter lido meu relato nesse post você deve ter mudado de opinião, se antes acreditava na outra versão absurda.
A “loucura” é algo que foi sendo construída ao longo de nossa historia cultural de maneira que é importante ressaltar que esse estereótipo (ou seja, o motivo de preconceito e discriminação) é sem duvida sem fundamento algum. Pois afinal das contas quem é de nós que não temos momentos de angustiasdores onde nos perdemos em meio a elas e não sabemos o que fazer diante de tal situação. Mas ao olhar para elas podemos dar um passo importantíssimo para nosso crescimento emocional e o profissional psicólogo nós ajuda entender e nós ajuda a lidar com esses sentimentos mostrando o caminho mais fácil que pode estar diante de nós, mas que no momento de desespero não enxergamos por não saber o que fazer, ou pelo simples medo de enfrentar nossas próprias angustias, nessas horas nada melhor que o olhar do outro para nós conhecer e nos desenvolver.    


Nenhum comentário:

© COPYRIGHT 2011-2015 LOLITAS COR-DE-ROSA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. | DESIGN E PROGRAMAÇÃO DESENVOLVIDO POR: JOSIANE ALVES