18 de maio de 2015

Desorganização pode afetar a sua saúde

Por:Josiane em  , ,  Sem Comentarios

       Os estudos apontam que a desorganização prejudica a nossa saúde trazendo uma serie de  consequências negativas que podem ser física (dor de cabeça, doenças infecciosas, fadiga), psicológica (depressão, ansiedade etc.) e social (falta de tempo para o lazer). Se você é aquela pessoa que nunca sabe onde estão as chaves do carro ou da casa, anota o telefone de alguém e não sabe onde colocou, perde o cartão com o telefone e horário da consulta com seu medico, fica irritado porque não achou a roupa que queria vestir, pois é meu amigo sinto muito em ter que informar, você pode ser uma pessoa desorganizada. Também existe aquela desorganização um pouco mais grave elas são: a cama bagunçada com frequência, roupas no chão, copos sujos de vários dias na pia ou espalhado pela casa, mesa da cozinha cheia de coisas amontoadas, roupas retirada do varal sem dobrar, quintal cheio de lixo que por algum motivo você achou que poderia ser útil. 
Você se identificou com alguma dessas coisas citadas acima? Se sim fique atento esses são alguns sintomas de desorganização.
Lembro-me que certa vez folheando a revista Women's healt, eu li a seguinte frase¨O ambiente representa uma fotografia daquilo que a pessoa é quem não consegue arrumar um armário de roupas igualmente não consegue ter plano de ação para sua vida.¨ escrita pelo  professor de psicologia da Unifesp e essa frase faz todo sentido. 
Imagine que você resolve dar uma caminhada em um domingo de sol, logo pensa em uma roupa linda e confortável que ira vestir, quando abre seu guarda roupa ou vai até o closet sofre uma decepção ao não encontrar a tal peça e você gasta dez minutos revirando o seu armário, para procurar, mas infelizmente não acha e lá se vão os dez minutos que só serviram para levar você á uma viagem de sensações e emoções, a angustia e o desespero que agora invadiu seus pensamentos. O resultado é o estresse, frustação e o tedio podendo até fazer você desistir da caminhada em um domingo de sol, que tinha tudo para ser um passeio prazeroso.  É assim que funciona quando você procura algo desesperadamente e não encontra. A cada item que procuramos e não achamos nós leva a essa viagem de emoções e depois ganhamos de troféu o estresse.
Um ambiente sujo que necessita de limpeza que pode ser aquelas louças amontadas na pia, copos sujos espalhados pela casa etc. Estão repletos de bactérias que pode ser prejudicial a sua saúde.
 Aquela mesa cheia de coisas amontoadas, armário bagunçado, pia sem limpar com louças sujas, quarto com a cama desarrumada, livros fora do lugar etc. Aquele quintal com lixo que nunca tem serventia e você insiste que tem, e que um dia vai usar, mas nunca usa, chamamos de desorganização que polui a nossa visão ou podemos chamar de poluição visual, elas ajuda desenvolver em nós uma serie de sensações negativas que pode ser o descuido, abandono, tristeza, desanimo, fracasso entre outros sentimentos que pode levar a pessoa a ficar depressiva, pois isso é considerado má qualidade de vida e um ambiente não digno de viver um ser humano. Convenhamos que não é nada acolhedor um lugar assim bagunçado. Pessoas com problema de drogas e alcoolismo tendem a querer usar mais drogas se vivem em um ambiente assim, tudo isso devido as sensações de abandono geradas neles.
As consequências da falta de organização pode prejudicar demasiadamente uma pessoa, mas cuidado, pois tudo tem limites e o excesso de organização também traz uma serie de consequências,  trata-se de um distúrbio psiquiátrico de ansiedade, chamado Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) que transforma seu dia tranquilo, em um dia insuportável. Pessoas com esse transtorno necessita de acompanhamento psicológico, com um terapeuta cognitivo comportamental.  Por isso é importante encontrar o ponto de equilíbrio entre as essas duas situações organização e desorganização.
Agora é a hora de você se autoavaliar, se perceber que você é um desorganizado, passe a organizar suas atividades e inicie uma faxina. Para ficar mais fácil crie um roteiro ou um cronograma  Caso você não tem tempo suficiente para organizar, há profissionais que fazem  isso por você e o nome deles são personal organize,  se o dinheiro está curto e você não pode pagar esses profissionais fique ligado aqui no blog farei uma matéria com dicas e roteiro que vai facilitar a sua vida na hora da organização.



Você pode gostar de outros post relacionado com esse. Confira.



Nenhum comentário:

© COPYRIGHT 2011-2015 LOLITAS COR-DE-ROSA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. | DESIGN E PROGRAMAÇÃO DESENVOLVIDO POR: JOSIANE ALVES