22 de março de 2016

Depressão parte 2

Por:Josiane em  ,  Sem Comentarios
Já falei aqui no blog sobre  o que realmente é a doença depressão e seus sintomas, hoje vou continuar falando sobre  a doença abordando os seguintes pontos:

GRUPO DE RISCO

Essa doença atinge tanto o sexo masculino como o feminino e de todas as idades, mas na idade de 20 a 30 anos as pessoas ficam mais vulnerável a ter depressão. Inclusive as mulheres que tem o dobro de chance para desenvolver a doença da depressão devido elas possuir menos serotonina no cérebro e pela mudança hormonal que sofre todos os meses.  De acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde) em 2030 a depressão será responsável por 9,8% de anos de vida saudável perdidos pela doença, esse índice foi atingindo em 2010. Em 2014 a doença já tinha atingindo 400 milhões de pessoas no mundo. De acordo com a pesquisa feita pelo diretor do instituto de psicologia clínica e psicoterapia da Technische Universitaet de Dresden, Alemanha Hans Urich Wittchen pessoas com essa doença perdem oito dias de trabalho por mês implicando no faturamento das empresas e consequentemente na economia do pais, nessa pesquisa também relatou que há uma grande transmissão de comportamentos depressivos dos pais para os filhos implicando na relação familiar e de qualidade de vida, existem dados comprovados de que os filhos já podem desenvolver a doença antes mesmo de nascer.

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A DOENÇA

SEDENTARISMO: contribui para a evolução do caso de depressão a atividade física regula e estimula a produção de endorfina no organismo um neurotransmissor que ativa a sensação de relaxamento, além disso a atividade diminui a sensação de cansaço e melhora a disposição.

ESTRESSE E ANSIEDADE: podem contribuir para a evolução da depressão para pessoas que já possuem predisposição para a doença. A pressão no trabalho e a preocupação com a economia do pais e da casa, transito pesado que enfrentamos diariamente, gera ansiedade e estresse.  

TECNOLOGIA VIRTUAL:  o excesso do uso da Internet e um fator relevante, quando há uma pessoa dependente da vida virtual ela fica vulnerável a desenvolver um quadro de depressão pois o excesso de tempo na internet muitas vezes é o resultado de isolamento social e dificuldade de dialogar pessoalmente. Não ter VIDA SOCIAL:  O ser humano que depende da interação social para o seu desenvolvimento isso é comprovado cientificamente e quem se isola por muito tempo pode haver uma predisposição para desenvolver a doença.

ALIMENTAÇÃO: má alimentação é um grande fator para o surgimento dessa doença pois pode haver uma falta de nutrientes que contribuem para o bom funcionamento dos neurotransmissores. Exemplo: A falta de glicose no organismo afeta diretamente no humor e na disposição.

DESEMPREGO: é um dos fatores pois pessoas que perdem seu emprego também a sua ocupação e quando isso é prolongado causa sensação de um zero à esquerda, além de muita preocupação com as contas e de não querer depender financeiramente de outra pessoa.

DOENÇAS: entre elas a doenças de tireoides podem afetar os pacientes psicologicamente e contribuir para o surgimento da depressão, pacientes que possuem HIV são os mais afetados pela depressão.

Má construção e famílias, luto, gravidez existem muitos outros fatores que contribuem para essa doença que se eu for escrever aqui vamos prolongar demais sobre o assunto e consequentemente o texto vai ficar enorme.  Em um outro post falarei sobre as   Formas de Tratamento.


Nenhum comentário:

© COPYRIGHT 2011-2015 LOLITAS COR-DE-ROSA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. | DESIGN E PROGRAMAÇÃO DESENVOLVIDO POR: JOSIANE ALVES